The Square. Egito, 2013.

86065_gal

 

It’s less a need for a leader and more for a conscience.

Doc panfletário e pulsante sobre a recente revolução pró-democracia que rolou no Egito. Que tal nós brasileiros tomarmos a mesma atitude de tirar políticos de seus cargos? Basta QUERER e ACREDITAR, o Egito está aí de prova. O povo derrubou uma ditadura vitalícia, depois militares e por último o presidente muçulmano eleito pela população. Achei lindo a fala de um dos protagonistas engajados dizendo que deveriam existir games de temática PROTESTO para as crianças, o mundo seria bem mais libertário de verdade. Chorei litros com toda a energia dos manifestos, deu vontade de conhecer o Egito e fazer um rolé ali pela praça onde aconteceram todos os bafos. Destaque às pixações e outras manifestações de arte de rua que aparecem em vários momentos do doc. E o filme foi dirigido por uma mulher, Jehane Noujaim. Se garantiu!

E asco de religião e militares, este filme é mais uma prova de que não se pode dar confiança para esse tipo de coisa. VIVER É MAIS!!!

Indicado ao Oscar de melhor documentário e premiado como melhor doc em Sundance. Perdeu para o que ainda não assisti 20 Feet From Stardom.

Avaliação: 4,5/5

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s