12 anos de escravidão [12 years a slave] EUA, 2013.

a1twfgbkkll_aa1500_

Gentem, porque o Steve McQueen coloca aquele climão de culpa em tudo? Não me identifico muito com este tipo de coisa. Confesso que fiquei um tanto entediado com este filme, venderam como um filme que trabalharia a temática de escravidão como nunca havia sido abordada antes. Achei mais do mesmo [aqui no Brasil já assistimos tantas novelas com esta tal temática, já rolou de tudo], tirando o aspecto estético que até parece ter sido filmado ali pelos engenhos de Pernambuco. Esta estética aliás é o grande trunfo do filme, fotografia impecável!!! Deu vontade de dar um pulo em New Orleans para conferir isso de perto [sem falar que pirei na culinária neworleanesca durante minha viagem pelos EUA]. O filme tem um puta elenco e também não vi nenhuma atuação magistral. Michael Fassbender, Brad Pitt, Benedict Cumberbatch, Sarah Paulson e Paul Giamatti, E NADA? E o Oscar resolveu dar brilho ao protagonista Chiwetel Ejiofor que pra mim só deu conta do recado e à inexperiente Lupita Nyong’o em interpretação um tanto forçosa. Quem mais me impressionou foi mesmo o Paul Dano.

NO SHAME, sou muito mais nossa Xica da Silva. Retratou todo tipo de esculhambação imposta pelos colonizadores e a gatan não perdia o requebrado. Detesto esta vitimização das minorias imposta pelo cinema em geral. Eu sou gay e NÃO ME FAÇO DE COITADINHO!!! Não vou em cruising fazer sexo COM CULPA que nem o Fassbender em Shame, ok Sir McQueen?

Indicado ao Oscar de melhor filme, ator, ator coadjuvante [Fassbender], atriz coadjuvante, figurino, direção, edição, direção de arte e roteiro adpatado. Levou o Globo de Ouro de melhor drama, Bafta de melhor filme e mais de 100 prêmios pelo mundo. Um dos favoritinhos do Oscar.

Avaliação: 3/5

*Até entendi a confusão da Madonna ser expulsa do cinema por ter passado o filme trocando sms.hahaha

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s