Walt nos Bastidores de Mary Poppins [Saving Mr. Banks] EUA, 2013.

Imagem

Nada mais providencial que assistir a este filme depois do meu retorno da Califórnia. Assim como a protagonista interpretada pela Emma Thompson, eu também era anti-Disney. Mas estes californianos são tão feladaputamente agradáveis como o staff do Sir Walt Disney e sabem transformar o ordinário em fantasia como ninguém. Quase impossível não ser fisgado por esta cultura.

Na trama, a Thompson interpreta P. L. Travers, a escritora real de Mary Poppins, e o filme retrata o período final de negociação entre ela e o próprio Walt Disney, interpretado por Tom Hanks. Foram quase vinte anos de negociações. E pra quem ama cinema, vai conferir que não dá certo mesmo escritores tentando lidar com roteiristas e a indústria cinematográfica. A relação conturbada entre a escritora e os roteiristas é um dos grandes trunfos do filme. Impagável também a personagem da Thompson rejeitando todos os mitos da Disney, num filme produzido pela própria Disney!? Achei admirável… Claro que no final a Disney vence, neah? Me venceu também depois de visitar o parque de diversões.

Ainda retrata bem o choque cultural, a personagem da Thompson é inglesa e rejeita toda a educação e frou frou dos americanos. Em determinado momento quando ela passeia pelas ruas de Beverly Hills de carro comenta: “Ninguém nas ruas, que estranho.” E é bem isso mesmo. Quem ama cinema ou conheceu Los Angeles vai amar esta película. O filme tem um monte de gente legal no elenco: o Jason Schwartzman, o Paul Giamatti e o Colin Farrell com uma personagem um tanto diferente pro seu currículo.

Enfim, permita-se à magia, termine o filme chorando rios e xingando estes fdp que são esses americanos. Como eles conseguem?

Indicado ao Oscar de melhor música.

* O Brasil acha mesmo comercial este título em português?

Avaliação: 4/5

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s