Doutor Jivago [Doctor Zhivago] Inglaterra, 1965.

angels-share-ken-loach

Depois da superprodução que foi Lawrence da Arábia, David Lean encarou mais um desafio épico. Percorreu 1.700km da Rússia para escolher as locações deste, e mais uma vez o cara se garantiu. Direção impecável, fotografia incrível [também do Freddie Young – lembra pintura – levou seu segundo Oscar], direção de arte [premiada com o Oscar], figurino [ditou tendências na época, oscarizada], o que mais? MÚSICAAAAAAA [segundo Oscar do Maurice Jarre, virou hit na época!!!]. Poxa, o cara era demais, tinha a melhor equipe! O roteiro de seu parceiro Robert Bolt foi adpatado do romance autobiográfico de Boris Pasternak, vencendor do Nobel de literatura. Tinha tudo pra cair no dramalhão, mas os caras eram muito elegantes. Só achei o ritmo do filme um pouco lento para as mais de três horas de duração [Lawrence tem mais de três horas mas você nem sente]. E que triste é a história da Rússia, até estou entendendo o porquê dessa trevagem atual do Puttin pró-homofobia etc. Povo sofrido, só puderam assistir a este filme em 1994, pode? Gracias a Zeus, SOU BRASILEIRO!!!

Omar Sharif e Alec Guinness, que estrelaram Lawrence, interpretam meio-irmãos aqui e são os grandes destaques do elenco. Impressionante a emoção do Sharif como o poeta/médico apaixonado por suas duas mulheres no conturbado período que foi a primeira metade século passado na Rússia. Um triângulo amoroso bem sensato, sem melodrama. A heroína de Julie Christie passa muito longe da caretice. Perde a virgindade antes do casamento, tenta matar o amante etc. Lara/Larissa, o nome da personagem, virou o nome próprio da modinha na época.

E impressionante como filmes épicos e inteligentes como estes do Lean faziam sucesso, tempos bons que não voltam mais. Não se fazem mais produções como estas, infelizmente. E certeza que o público atual perdeu a sensibilidade para este tipo de filme.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s