De repente, no último verão [Suddenly, last summer] EUA, 1959.

Joseph L. Mankiewicz Tribute

Com a causa GLBT diariamente na mídia, um filme como este soa um tanto ingênuo. Os tempos são outros, GRACIAS! Mas pensemos no quanto o tema ‘homossexualidade’ foi tabu no passado. Lembro que na minha adolescência eu tinha ninguém para conversar sobre, todos evitavam falar sobre… Não faz tanto tempo assim… Tem de se reconhecer a importância deste filme para a história do cinema, foi um divisor de águas para a época.

Uma adaptação incrível do fantástico Joseph L Mankiewicz para a famosa peça do Tennesse Williams [o dramaturgo era homossexual]. O tal homossexual da trama está morto mas ainda assim é o protagonista da obra, tudo está conectado à sua morte. Katharine Hepburn está um verdadeiro MONSTRO SAGRADO como a protetora mãe do finado Sebastian e a hipnotizante Elizabeth Taylor interpreta a  prima do mesmo. As duas beldades eram usadas como iscas para atrair belos partidos para o Tiãozinho e então o lindo morre misteriosamente  durante o último verão… As lindas ficam perturbadas e talvez a Taylor tenha que passar por uma operação de lobotomia [bem comum na época em que se passa o filme, em 1937].

De perto todo mundo é meio louco, né? Propositadamente, a personagem da Taylor é aparentemente a mais lúcida da trama. Até mesmo o psiquiatra interpretado pelo Montgomery Clift está perturbadíssimo. O ator está inexpressivo e entrou no elenco apenas por insistência de sua melhor amiga Liz Taylor. É até perdoável ele no elenco pois o ator também era homossexual, a personagem da Taylor parece até estar em defesa de seu melhor amigo na vida real. A gata chantageou os produtores, só faria o filme se o Clift participasse, tá?

Ainda temos pontinha pesseguista de Mercedes McCambridge, a tia [que interpreta a mãe da Taylor] parece falar cantando. E salve Hepburn, PLOC MONSTER. Relatos biográficos da época dizem que Hepburn bateu de frente com o diretor durante as gravações pois não acreditava na EXISTÊNCIA DA HOMOSSEXUALIDADE. Oi?

Viu como este é O FILME!!!???

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s