Assassinato em Gosford Park [Gosford Park] Inglaterra, 2001.

86065_gal

Robert Altman fez sua homenagem ao clássico A regra do jogo do Renoir, claro que sem deixar seu toque de gênio. Que filme, que roteiro, que montagem!!! São tantas tramas emaranhadas, tantas personagens e todos os atores têm O MOMENTO!!! Não tem como não ficar em êxtase. E como o diretor é engajado socialmente falando, imperdoável tanto diante os burgueses refinados e decadentes quanto à classe operária. Na trama, nos anos 30, um ricaço recebe convidados para um jantar que termina no assassinato do mesmo e todos as pessoas presentes passam a ser suspeitas. E as câmeras passeiam tanto pelos grandes salões quanto pela cozinha e aposentos dos empregados com master desenvoltura. Lembrei também do clássico Grande Hotel com a Greta Garbo.

No elenco, gente de alto nível: Kristin Scott Thomas dietrichzando, a magnífica Maggie Smith [aqui, impagável], Helen Mirren [numa interpretação mais minimalista], uma rebelde Emily Watson, a sumida Kelly Macdonald, Ryan Phillippe num bom momento e em um filme decente, o lindo Clive Owen etc. Alto nível!!!

Levou 4 Oscars: Smith e Mirren como melhores atrizes coadjuvantes, melhor roteiro para Julian Fellowes e melhor direção de arte. No Bafta levou melhor filme e Altman levou melhor diretor no Globo de Ouro.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s