Os Amantes de Pont-Neuf [Les Amants du Pont-Neuf] França, 1991.

angels-share-ken-loach

Em êxtase!!! Que filme é este? Começa com uma estética sujinha [muuuuito podrinhaaaa] que me deixou passado e lá pro meio rola um musical com fogos de artifícios que é das coisas mais lindas que eu já vi no cinema. Tem que ser muito audacioso, Seu Leos Carax, para tramar esta história de amor entre mendigos na Pont-Neuf de Paris [uma das pontes das antigas da cidade].  O filme começou a ser rodado na própria ponte  enquanto estava desativada, e então a reforma da mesma foi liberada e o diretor teve que ir atrás de incentivos para reconstruir uma ponte nos mesmos moldes da real [pois o diretor não teve o tempo o suficiente para gravar tudo]. Resultado: foi a produção francesa mais cara evaaah. Carax foi muito amado e odiado neste mesmo ano, por tamanha ambição [quem ama cinema sabe que todo cineasta tem um quê de louco].

Os atores que interpretam o casal de mendigos estão fabulosos. Denis Lavant se joga na pirofagia em algumas cenas, que ator corajoso!!! Não existe limites para este ator, chega a esfregar seu rosto no asfalto, tudo pela arte.  E Juliette Binoche nunca esteve tão solta e topando tudo [na época, era casada com o Carax]. Louca pra saber se foi a própria atriz que fez aquelas cenas de esqui aquático nos canais do Rio Sena. E muitos momentos de poesia, como na corrida do casal pelo litoral peladinhos, e enquadramentos dignos de pintura, puta fotografia de Jean-Yves Escoffier. Eu amo muito isso do diretor levar de forma tão ousada as mais variadas linguagens para os seus filmes. Filme obrigatório!!!

E dizem que o James Cameron copiou o final para o seu Titanic. E achei que o Tarantino copiou o conjuntinho esportivo amarelo da Binoche para a Umma Thurman em Kill Bill, pirei?

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s