War Witch [Rebelle] Canadá, 2012.

angels-share-ken-loach

Um diretor canadense – Kim Nguyen – dirigindo filme em que a trama se passa na África me deixa tão com o pé atrás. Mas li depois que o cara levou uns dez anos pra fazer o filme – levantando os fundos, catando locações, elenco etc. etc. etc. – e valeu a pena tanto esforço. O roteiro se cola numa garotinha raptada por uma gangue de soldados rebeldes assassinos  atuantes numa guerra civil [não mencionada], obrigada a matar os pais e a entrar para a mesma gangue sanguinária. A menina se garante em mandar balas e logo é apelidada de War Witch [Bruxa da Guerra]. Porém, ela se apaixonará por um colega rebelde albino e por aí vai DRAMA.  Tudo é inspirado em fatos reais que aconteceram em Burma, República Democrática do Congo [só não critico o romancezinho porque vai que na vida real ocorreu de fato, neah?]. O filme é lindo, tem fantasmas africanos pintados de branco como metáfora ao genocídio cometido tanto pelos europeus quanto pelos próprios negros [já que a África é mesmo eternamente indomável]. No mais, mil cafuçus magia negra suadérrimos, fotografia belérrima e muita passassão nos momentos em que a menininha bebe líquidos que saem das árvores da floresta.

Para minha surpresa, o filme foi indicado hoje ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Mas ainda torço por Amour do Haneke. Também foi premiado no Festival de Berlim, menção honrosa pelo júri.

Ainda sonho com um cinema africano ganhando mais destaque, como na literatura que tem nomes fortes como Mia Couto,  J. M. Coetzee etc.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s