Começando a sessão de listenhas de fim de ano deste blog. Segundo ano consecutivo que incluo lista de filmes, já que basicamente só tenho resenhado filmes por aqui.
E aquele velho blah blah blah continua: QUANTO MAIS EU VEJO FILMES VELHOS, MENOS EU CURTO OS NOVOS. Os velhinhos e os podrinhos continuam me empolgando muuuuuuito. Mas todos os filmes da lista me marcaram de alguma forma, alguns divisores de águas, outros não. No mais, é do fundo do core!
1. Holy Motors, de Leos Carax, França.
Os ‘avatares nosso de cada dia’ nunca foram tão bem tratados no cinema.
2. Moonrise Kingdom, de Wes Anderson, Estados Unidos.
O filme mais indie-cute do anno. Perfeitinho demais!
3. O garoto da bicicleta, dos Irmãos Dardenne, Bélgica.
Os tios não decepcionam, em filme mais emocionante que o habitual.
4. O abrigo, de Jeff Nichols, Estados Unidos.
A nóia do anno.
5. Elena, de Petra Costa, Brasil
Transformar recortes de filmes caseiros do baú da irmã mais velha em poesia. S2
6. Amour, de Michael Haneke, Austria.
Amar é suportar.
7. Barbara, de Christian Petzold, Alemanha.
O título do filme diz muito sobre.
8. Era uma vez eu, Verônica, de Marcelo Gomes, Brasil.
Hermila Guedes, atriz do anno! Também sou Veronica!!!
9. Paranorman, de Chris Butler e Sam Fell, Estados Unidos.
Animação do anno. Desconstruindo o horror.
10. Prometheus, de Ridley Scott, Estados Unidos.
Ficou prometendo um pouco mas foi o blockbuster do anno. A intro do filme é sensa!!!
11. Killer Joe, de William Friedkin, Estados Unidos.
A volta do Friedkin. E o OI?????? do anno.
12. Bernie, de Richard Linklater, Estados Unidos.
Ridiculamente sensa.
Menções especiais [filmes de 2011 que eu vi apenas em 2012]: Tomboy, A separação, Martha Marcy May Marlene, Pina, Precisamos falar sobre o Kevin, Weekend, Anônimo e Jovens adultos.