Holy Motors. França, 2012.

Holy-Motors-photo-13

Realmente um dos filmes mais impactantes deste ano.

Monsieur Oscar simboliza bem esta nossa vida de pós-identidade e os sei lá 15 avatares que temos de gerenciar diariamente. O cara acorda, entra numa limousine e encarna as personagens mais bizarras possíveis. Não tem como não lembrar de Cosmópolis [outro filme impactante deste ano], os protagonistas dos dois filmes retratam bem nosso vazio contemps. E neste, mais extremo, um cara vivencia tantas realidades absurdas e ainda assim o tédio prevalece.

Para quem curte imagens alucinantes, este filme é virtuoso. A cena da dança erótica-futurística com roupinha de nylon e tudo com aquelas bolinhas luminosas é absurdette!!! O ator protagonista, Denis Lavant [muso do diretor], é horrendamente magnífico, muda de cara e de trejeitos com uma master espontaneidade – choquei com ele de pirado comendo flores no cemitério [a cena de nu artístico com a Eva Mendes é bizonha]. E o filme é cheio de famosos fazendo pontinhas. Eva Mendes só é bonita, só canta uma musiquinha, bicha muda mesmo mesmo mesmo [deve ter topado o filme pra ter algo artsy no currículo]. A parte da Kylie Minogue dura uns quatro minutos apenas, uma aparição mais emocionada e climinha de musical existencialista [o papel era pra namorada do diretor da época, a Juliette Binoche, mas eles terminaram o namoro e talz – e foi a Claire Denis que indicou a cantora para o papel]. E a lindinha da Jeanne Disson [que eu descobri recentemente em Tomboy], está mimosa como a filha reprimida do protagonista.

Outras cenas memoráveis: a parte dos macaquinhos, a tia motorista [a ótima Edith Scob] mascarada e o final dos tais ‘carros santos’. PASSASSÃO!!!

Apontado como O FILME DO ANO pela Cahiers Du Cinema. Uma experiência inesquecível. Quero mais filmes de Leos Carax.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s