…E o vento levou [Gone with the wind] EUA, 1939.

Sorry, mas só consegui assistir a este filme completinho apenas em 2012!? Um filme que enamorei muito, já parei no meio por milhões de motivos, e já peguei na tv em vários momentos [já sabia até o final]. Um épico clássico que lhe oferece uma bela lição de como fazer um melodrama digno. Claro, que se ele fosse lançado hoje seria no formato de minissérie, mais pela duração, ok? Mas na época até entendo o porquê da galera aguentar as – sei lá – quase 4hs de duração. Eles tinham intervalinhos e além do que tratava-se de uma superprodução que ainda hoje causa impacto [aquela cena de monte de figurantes feridos impressiona mais que a mais famosa sequência de Desejo e reparação, por exemplo], avalie na época de lançamento…

Scarlett O’hara e Rhett Butler, então, é  O CASAL do cinema, não tem por onde. Vivien Leigh está magnífica, das interpretações femininas mais apaixonantes do cinema, e a personagem do Clark Gable é das mais irresistíveis.  A atriz levou o Oscar e o filme ainda faturou mais nove prêmios: melhor filme, diretor [by Victor Fleming de O Mágico de Oz], roteiro, atriz coadjuvante [a carismática Hattie McDaniel como a babá Mammy, a primeira negra a levar um Oscar], fotografia, direção de arte etc.

Impossível não tirar sarro da Scarlett ameaçando suas babás de vendê-las e tem um momento que ela até bate em uma delas.hahaha Mas poxa, o filme retrata aquele momento de transição [pós-escravidão], em que o racismo imperava, hein? Ao mesmo tempo, acho a Scarlett uma puta feminista, arregaça as mangas, luta pelo o que quer. E o final é de uma força para as mulheres.

O filme envelheceu muito bem, e representa muito os Estados Unidos de ontem e hoje. É tanto Up and Down deste tal ‘sonho americano’.

E NUNCA MAIS PASSAREI FOME NESTA VIDA.hahaha

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s