Terra de Ninguém [Badlands] EUA, 1973.

Ainda que eu ainda prefira Cinzas do Paraíso, super me comoveu o diretor Terrence Malick fazer sua estréia com um filme mais libertário, no climinha de contestação da chamada Nova Hollywood [quando os americanos acordaram para o chamado cinema de autor]. Imagine ae um Bonnie & Clyde do Warren Beatty reformuladinho pré-Assassinos por Natureza do Oliver Stone, o filme fica entre os dois citados.

E quem não fugiria com o assassino torto irresistível do Martin Sheen todo jamesdeanzando?  E quem nunca fez a louca ‘santinha’ que nem a Holly [miabri com o nome da personagem.kkk] interpretada pela Sissy Spacek? O gato mata o pai dela e ela nem confiança, PAPA DON’T PREACH! Muito transgressora.Hahaha

E a fotografia é linda, tem planos inesquecíveis do Sheen sentado com penas de pavão ao fundo, ou ele dormindo de conchinha com o revólver etc. E amei muito a trilha sonora, tem momentos de EU PRECISO DISSO BEM DAE NA MINHA PLAYLIST ETÉREA!!! Só achei desnecessária a voz em off em alguns momentos de E SE PAPAI NÃO TIVESSE MORRIDO? [PLIS PLIS PLIS!].

Interessante sentir que todos os filmes do diretor dialogam uns com os outros, em alguns momentos  até as paisagens são parecidas. São filmes de auto-descobertas, o diretor sempre cria uma mitologia própria, os planos gerais dominando, a voz em off econômica [sem me aborrecer muito], aquele tom de improvisação [fico imaginando muitas cenas legais que ficaram de fora de todos os filmes – lembra da reclamação do Sean Penn em A árvore da vida?].

Um filme esquecido do diretor que vale muito a pena.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em cinema

Uma resposta para “Terra de Ninguém [Badlands] EUA, 1973.

  1. Assino embaixo Sam!
    Filme lindo, um belo debut na (belíssima) filmografia do Malick!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s