Picnic na Montanha Misteriosa [Picnic at Hanging Rock] Austrália, 1975.

Thriller muito peculiar. Fiquei intrigadíssimo com a trama minimalista, tive que assistir duas vezes. E não adiantou muito… Mas o filme é tão fascinante que dá vontade de mais e mais… A trama se passa em algum lugar da Austrália no início do século passado, garotas somem numa espécie de montanha misteriosa durante um picnic organizado pelo colégio em que estudam. Recorri ao St Google e ele me esclareceu que o filme seria uma espécie de crítica à colonização britânica que  impôs o cristianismo nos lugares mais longínquos do país. Mas a natureza é indiferente às religiões, as garotas entram num transe coletivo muito louco na tal montanha mística, a montanha hipnotiza as mesmas e elas acabam transgredindo à repressão que sofrem no tal colégio interno. Legal como o filme mostra a submissão dos homens diante o desaparecimento das meninas, fica no ar que a natureza é realmente feminina, viva o paganismo, viva a Grande Mãe!

A fotografia é belíssima, os momentos iniciais dentro do colégio são de pura poesia [até literalmente no texto também], lembrando muito aquele deslumbre cor-de-rosa da Coppola em Virgens Suicidas e Maria Antonieta. As cenas do picnic também são de um lirismo ímpar lembrando telas impressionistas. Destaque também à belíssima Anne Lambert e sua parceira órfã Margaret Nelson [uns toques de leve lesbianismo na trama] e aos gatinhos do Dominic Guard e John Jarratt que perseguem as jovens em determinado momento da trama.

Peter Weir dirigiu esta obra-prima antes de partir para filmes bem díspares como Sociedade dos Poetas Mortos e Show de Truman.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s