A Condessa Descalça [The Barefoot Contessa] EUA, 1954.

Meu primeiro filme com a Ava Gardner. Ela é realmente magnífica, de uma beleza radiante. Quanto ao filme, eu achei irregular. Achei que foram muitos pontos de vista sobre a mesma personagem, uma divosa que nem é tão complexa assim. A trama apresenta a personagem da Gardner de dançarina espanhola, passando por diva de Hollywood até tornar-se a tal Condessa. O diretor que a descobre  interpretado pelo Humphrey Bogart narra a primeira parte da estória, o relações públicas ‘interesseiro’ interpretado pelo Edmond O’brien [levou o Oscar de melhor ator coadjuvante – vi nada de mais] narra a segunda parte e o tal conde que a leva ao altar narra a terceira. Ainda lá pro final, a própria Condessa dá sua versão para um caso [melhor não comentar], no fim, acabei não me identificando com nenhuma personagem. Mas claro que a melhor narração é a do Bogart como o diretor, várias falas irônicas sobre a vida de um cineasta subjugado às vontades de um produtor executivo.

O filme impressiona mais por apresentar a tal Condessa como uma Cinderela com os pés no chão, do tipo que não acredita em príncipes e todas estas lorotas bobas. E uma boa o roteiro optar em esconder/pular vários momentos previsíveis, como no início durante o número musical da Gardner onde a mesma nunca é mostrada, apenas a reação do público é apresentada. Mas a trama nem é lá tão misteriosa assim para tamanho minimalismo, o melodrama sai ganhando.  Um filme menor de Joseph Leo Mankiewicz, do obrigatório A malvada e do explêndido Cleópatra [com a Liz Taylor].

E lindoNNa a Gardner fazendo a dança cigana e se aproximando da câmera como a Gloria Swanson em O crepúsculo dos deuses. Quero mais desta diva!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s