O franco atirador [The deer hunter] EUA, 1978.

Não entendi agora o porquê deste filme ser tão esquecido… UMA PUTA OBRA-PRIMA. Não é um Apocalipse Now mas está no nível de Platoon.

Levou o Oscar de melhor filme do excelente Amargo Regresso, mas mereceu mesmo. Michael Cimino nem parece ter feito um filme americano. Começou me lembrando de O Deserto Vermelho do Antonioni, depois com as cenas do casamento me lembrou Fellini, mais adiante quando as personagens protagonistas vão para  a guerra do Vietnã me soou um Oliver Stone fazendo cinema europeu [.P].

Interessante a mudança do psicológico das personagens pós-guerra [a coisa não é tão óbvia aqui]. Destaque à magnificamente bela Meryl Streep e um Christopher Walken lindérrimo de tão andrógino. Curti mais o Walken que o De Niro, e o primeiro levou o Oscar de melhor ator coadjuvante. O De Niro é tão De Niro sempre que deixa de ser novidade. E o Cimino é conhecido por botar os atores para improvisar [dizem que as filmagens das cenas das famosas roletas russas foram tensas, mais ainda a cena do helicóptero], o resultado é muita ‘verdade’. A fotografia e edição [a parte do casamento é foda] também são de puro êxtase.

O diretor levou o Oscar de melhor diretor e depois partiria para um carreira de fracassos sucessivos. O que aconteceu com quase todos os diretores da chamada Nova Hollywood. O ego subiu, muitas drogas, bucetas, USKARAPIRA etc. Seu filme seguinte, O portal do paraíso, é considerado um dos maiores fracassos de bilheteria de todos os tempos.

Vale a pena conferir mais curiosidades sobre o filme na página do IMDB.

*

E agora saquei a homenagem da banda indie Deerhunter.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s