Laços de ternura [Terms of endearment] EUA, 1983.

Ainda que irregular, este filme chegou num momento bem delicado de minha vida… Não vou me adentrar no que se refere à minha intimidade, ok? Me tocou bastante, e a função dele é esta mesmo… O filme começa e você já fica pre-visualizando um super xororô, de repente vira uma comédia pastelão e no final vem o tal xororô e seu mundo cai…

Também me fez pensar nas críticas que os últimos vencedores do Oscar receberam, de que serão esquecidos logo logo… Laços de ternura foi um sucesso de público e crítica na época, faturou o Oscar e hoje é bem esquecidinho. Sua força está mais em representar personagens femininas fortes e o tabú em tocar na temática do câncer. Mas se você pensar bem, as mulheres do filme são louconas mas a mensagem de que a família é a base de tudo acaba fazendo o discurso feminista perder a força.

O destaque fica por conta da sutileza de alguns momentos de tamanha “verdade”. Shirley MacLaine e Debra Winger estão fantásticas como mãe e filha que vivem uma relação de amor e ódio [viado adora isso.hahaha]. Jack Nicholson está um don juan canastrão irresistível, num papel que deu um up em sua carreira e lhe rendeu um Oscar. E coisa linda o Jeff Daniels novinho fazendo parzinho com a Debra. E eu simplesmente amo a voz da Debra, uma pena ela está tão sumida, assim como a sempre maravilhosa da MacLaine.

Além de levar o Oscar de melhor filme e ator coadjuvante, MacLaine levou o de melhor atriz e o diretor James L. Brooks de melhor diretor e roteiro.

E sim, MÃES SÃO DEMÔNNIAS!

*

Segundo o Imdb, a Debra deu mó trabalhão durante as filmagens… Estava viciadoNNa no padê. E a doida ainda namorou o governador do Nebrasca durante as filmagens no local.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s