Operação França [The French Connection] EUA, 1971.

Filme que deu nome ao diretor William Friedkin [pré-O Exorcista] e que lhe rendeu o Oscar de melhor diretor.

É realmente estiloso e de tirar o fôlego. A cena clássica em que o Gene Hackman persegue de carro [na contramão!?] o bandido que tomou um metrô [oi?] impressiona ainda hoje mesmo com todas as cópias que surgiram depois [lembrei de Velocidade Máxima ao mais recente Identidade Bourne] e com toda a facilidade de efeitos especiais do cinemão atual. Baseado em fatos reais, Gene Hackman interpreta um policial porcalhão chamado de Popeye [beira o ridículo mesmo] que em parceria de Roy Scheider tentam capturar uns fornecedores franceses de cocaína numa NYC bem suburbana como cenário [fotografia “putanesca”! – lembrei muito de Scorsese em início de carreira].

Este filme e O exorcista têm muito em comum, já que Friedkin foi um diretor frívolo [na vida real também, como eu li recentemente no livro do Peter Biskind] e dos grandes nomes do cinema americano autoral que surgiu nos meados dos anos 70. Os dois filmes não têm um herói para o espectador se identificar, são filmes escurinhos, violentos e politicamente incorretos, suspenses magnânimos e a música é de um impacto fulminante.

Além do Oscar de melhor direção, levou melhor filme, melhor ator [Hackman], edição e roteiro.

*

O filme tem momentos me abana: temos os tesudos protagonistas, mais o assassino francês interpretado por Marcel Bozzuffi [de jaquetão de couro marrom] e o Tony Lo Bianco como o jovem gangster italiano.  S2

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s