Entre dois amores [Out of Africa] EUA, 1985.

Um filme menor do Sydney Pollack [dos excelentes e obrigatórios Klute e Todos os homens do presidente]. Aliás, uma cinebiografia bem convencional. Ainda bem que o texto é de pura poesia, retratando um romance  inspirador. O romance em questão é entre uma dinamarquesa rica, Karen Blixen-Flecke, então baronesa modernésima que se casa “sem amor” e vai tentar a vida como fazendeira na África, e, um solteirão aventureiro que acredita no sinônimo de amor e liberdade. Depois desta aventura amorosa na África, a baronesa transforma-se num “escritor famoso” em sua terra natal com o condinome de Isak Dinesen. Um romance incomum e lindo. Me derramei em lágrimas… E um filme inteligente e libertário contextualizando as mensagens do roteiro à teoria pós-colonial.

O filme é sofrível em sua montagem descuidada e no tom meio de minissérie feita para tv. Vale mais pelo texto e pela interpretação da Meryl Streep como a baronesa/fazendeira/escritora. Essa feia-linda sempre merece destaque, hein? Ainda palmas para o Klaus Maria Brandauer como o seu marido compreensivo e ao sempre charmosão do Redford. Quem não gostaria de flertar com o tio gato durante uma queima de fogos, dançar coladinho ao som de Mozart,  andar de avião sob flamingos, assustar búfalos e até atirar em leões [oi?] em companhia do mesmo?  Morta de inveja da Meryl passeando pela África e pegando o Redford. Cretina!!!

O filme foi indicado a 12 Oscars e levou sete [melhor filme, melhor diretor, roteiro adaptado, fotografia, direção de arte, música e som.]

*

E assisto ao filme no dia do aniversário do David Bowie e olha só, a Iman [esposa do camaleônico] faz um pontinha de bonita.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s