Top Melhores Filmes de 2011!!!

Quem já me segue por aqui sabe que eu nunca fiz uma lista de melhores filmes do ano – só de melhores músicas, albuns etc. Primeiro, porque quanto mais eu assisto a filmes novos mais vontade eu tenho de assistir somente filmes velhos. Segundo, eu não moro numa capital cosmopolita, não tenho muita vontade de ir ao cinema por aqui. Mas como inventaram aquela rede social chamada de Filmow, eu vou assistindo as coisas e favoritando por lá… Pronto, tudo ficou bem mais fácil de listar. E foi tão fácil listar, já que este ano foi fraco de filmes excelentes… Aqui vai minha listeeenha.


01. O Tio Boonmee que se lembra das suas vidas anteriores de Apichatpong Weerasethakul [Tailândia]

Nada foi tão profundo neste ano. O fantástico nunca foi tão natural. Macacos fantasmas serão sempre bemvindos. O único filme deste ano que merece entrar na lista de clássicos.

02. Melancolia de Lars Von Trier [Dinamarca]

Talvez seja o filme menos legal da carreira do diretor. Mas ainda assim, acima da média. O fim do mundo nunca foi tão intenso. E 2012 está chegando, gentem!

03. Poesia  de Chang-dong Lee [Coréia do Sul]

O nome já diz tudo. E a Jeong-hie Yun fez a melhor performance do ano. Emocionante!

04. A doença do sono de Ulrich Köhler [Alemanha]

Uma das melhores representações da temática pós-colonial na telona. E um hipopótamo jamais foi tão marcante.

05. Desapego de Tony Key [Estados Unidos]

Uma visão pessimista da educação pública. Adrien Brody com a melhor performance masculina do ano. Parece que o ator será ignorado pelo Oscar, uma pena.

06. O discurso do rei de Tom Hooper [Inglaterra]

Parece um exercício de teoria do Foucault. Um belo substituto de Sociedade dos Poetas Mortos para as mostras de filmes do meio acadêmico.

07. Super 8 de J.J. Abrams [Estados Unidos]

Tudo o que eu mais odeio no Spielberg está aqui. Mas deixei meu lado criança aflorar. Bonitinho!

08. Exit Through the Gift Shop: Banksy de Banksy [Estados Unidos]

O documentário daz artsy é espertinho. E tudo nesta vida não passa de uma farsa… Vamos abrir os olhos!

09. Sobre homens e deuses de Xavier Beauvois [França]

Este equivale ao Discurso do rei, sendo que mais voltado aos cursos de teologia e pós-colonialismo. Ô vida besta!

10. X-men first class de Matthew Vaughn [Estados Unidos]

Eu odeio blockbusters e todas estas franquias de filmes para debilóides pós-Star Wars. Mas este me fez pensar bastante. Muito contemps na proposta, e adorei a releitura homoerótica das personagens do Michael Fassbender & James McAvoy, me remetendo ao Charlton Heston & Stephen Boyd em Ben-Hur.

1 comentário

Arquivado em cinema

Uma resposta para “Top Melhores Filmes de 2011!!!

  1. a surpresa fica por conta de Super 8!!!
    gostei!

Deixe um comentário

