Sem destino [Easy Rider] EUA,

Nada como um dia após o outro. Depois de toda a babaquice do patriotismo de Capitão América, assisti a este reverso, uma desconstrução do american way of life. Sem destino é simplesmente poesia, o climinha neorealista que me comove. Planos imeeeeensos, fotografia mais que perfeita. A trilha é lindona, ainda que a edição de som não seja lá estas coisas.

Acho que se perguntassem que filme melhor representa a liberdade, eu mencionaria este… E a temática é tão atual, não envelheceu nada [vide a violência contra as minorias, que não sai da mídia nunca]. O argumento é ingênuo, dois motoqueiros aviões/traficantes conseguem uma boa bolada de dólares e resolvem passar os dias viajando em suas motocas novas. O original é que o filme só mostra o lado b da América, o atraso cultural, a miséria. E os diálogos bobos têm algo enooooooooooooooorme por trás.

Destaque aos lindinhos do Peter Fonda [todo trabalhado no leather], Dennis Hopper maluquete que só ele e o Jack Nicholson em interpretação forçada mas mais belo que nunca. O que é a parte em que o Fonda apresenta a maconha para o Nicholson? Falando em drogas, o filme tem partes de pura viagem, como uma sequência de uma ‘viagem errada’ de lsd. Uiuiui. Nesta tal parte temos a presença da gata massa da Karen Black, toda Manuelita.

Aaaah, a direção é nada menos que do recém-falecido Hopper, que eu morria de tesão e achava um puta ator. E o roteiro é dele também com o Fonda. Os dois realizaram o filme com apenas 400.000 dólares saídos de seus próprios bolsos, levaram a Palma de Ouro de Cannes e o Oscar de melhor roteiro e faturaram mais de  60 milhões de dólares no cinema. Muito lindo vê atores tão engajados!

Um clássico que representou a geração da contra-cultura e que merece ser visto forever!

*

Ironias do destino: o Peter Fonda usa uma jaqueta do Capitão América durante todo o filme, desenhada por ele mesmo.

E a sumida Bridget Fonda, filha do Peter, faz figuração ainda criancinha nas cenas do vilarejo. Terei que assistir novamente… .P

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s