Os melhores anos de nossas vidas [The best years of our lives] EUA, 1946.

Muita ousadia do diretor William Wyler de fazer um filme que mostra o fracasso dos americanos pós-II Guerra Mundial, isto em 1946!? Hoje em dia está mais que comum, aliás, todos os dramas do cinema americano atual se focam na decadência do império. Acho que por isso este filme seja tão importante. E mais um ponto pra coragem de Wyler, cada dia mais apaixonado por sua filmografia.  O curioso é que o diretor também lutou na II Guerra Mundial e o filme é tipo uma resposta a sua experiência. Ainda que um desabafo ambíguo. A trama narra o regresso de três soldados americanos após o bombardeio em Hiroshima. A dificuldade na readaptação à vida em sociedade é o foco principal. O diretor dosa cenas muito tristes com alguma pitada de comédia aqui e ali. Minha cena preferida acontece lá para o final, quando o ex-soldado responsável em soltar as bombas entra num avião destroçado num aeroporto, e revive Hiroshima. Mil arrepios no minimalismo… O único problema do filme pra mim é só a duração, quase duas horas e meia de filme.

O filme faturou 7 Oscars:  melhor diretor pro Wyler, Fredric March levou o de melhor ator pelo veterano de guerra pai de família que volta à vida social num banco, Harold Russell levou o de melhor ator coadjuvante como o ex-soldado que perde suas mãos com uma bomba[o acontecido se passou na vida real também, acho que por isso ele levou o prêmio, o não-ator é bem fraquinho ainda que simpático], melhor edição, melhor música, melhor filme e melhor roteiro. Ainda levou o Bafta e Globo de Ouro de melhor filme.

Gostei ainda muito das belas atrizes, a classuda Myrna Loy e a linda Teresa Wright [que lembra a Amy Adams] e do charmosérrimo Dana Andrews.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s