A época da inocência [The age of innocence] EUA, 1993.

Mais um filme revisto nestes dias. Um Martin Scorsese de época bastante peculiar em sua carreira. Assisti a este filme no cinema no período de lançamento e ainda que jovem demais na época [acho que eu tinha uns 14 aninhos e era fã da Winona Ryder] fiquei boquiaberto com o deslumbre estético do filme. Os créditos iniciais belíssimos com as rosas desabrochando e a fotografia radiante com Michelle Pfeiffer assistindo a um pôr-do-sol estão entre as cenas inesquecíveis desde então.  Continuo ainda deslumbrado com a fotografia, a direção de arte, figurinos. Das coisas mais ricas e estilosas já feitas no cinema. Cada prato do jantar, a prataria, os cristais, cada vestido, cada tela na parede, locações… E o tom refinado da narrativa e a voz em off  sutil [não me incomodou, algo raro]? É como ler um bom livro, acredite!

E sendo um romance by Scorsese, ele não deixou de retratar sua Nova Iorque tão opressora. A diferença é que aqui, ao invés de gangs temos a elite hipócrita do final do século XIX. A trama gira em torno da paixão secreta de um recém-casado com uma mulher divorciada que é prima de sua esposa.  Daniel Day-Lewis e Michelle Pfeiffer [premiada em Veneza] estão bem como os polidos protagonistas do romance, e Winona Ryder [indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante e premiada com o Globo de Ouro] é quem rouba a cena como a esposa ‘traída’. Só fiquei chocado com a Geraldine Chaplin fazendo basicamente figuração como a mãe da Ryder. Dos filmes de minha vida, ó! S2

Vencedor do prêmio de melhor filme no Festival de Veneza e melhor figurino no Oscar.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em cinema

2 Respostas para “A época da inocência [The age of innocence] EUA, 1993.

  1. amo muito!
    E aquele oscar era da Winona!!!!

  2. amo a cena em que o diretor filma utilizando um unico movimento de camera, e ainda por cima na camera lenta em que a pfeiffer entra numa festa e vai em direção ao lewis, fitando-o.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s