Minhas mães e meu pai [The kids are all right] EUA, 2010.

O filme é irônico desde o título, canção do The Who com letrinha machista… E provocação é o que não falta neste longa. Uma trama deliciosa envolvendo tabus sexuais: um casal de lésbicas compram semem de um bicho-grilo, e as duas crianças geradas pelas duas crescem e resolvem procurar o pai, causando maior reviravolta no dia-a-dia da família. E o longa é dirigido por uma mulher, Lisa Cholodenko[ela tem cara de fansha, ó], tamanha sensibilidade no assunto. Uma das comédias mais inteligentes dos últimos tempos, e olha que o argumento do filme é meio bobo, neah? O roteiro foi indicado ao Globo de Ouro. Annette Bening e Julianne Moore como o casal de lésbicas estão deliciosas. Nunca pensei em minha vida ver a Benning como uma lésbica alfa e a Moore como uma caminhoneira!? E as duas também estão indicadas ao Globo de Ouro de melhor atriz. E que momento lindo o da Bening cantando Joni Mitchell… Aaah, a trilha é deliciosa em alguns momentos.
Mia Wasikowska e Josh Hutcherson também estão adoráveis como os filhos. A primeira[a Alice do Tim Burton] me lembrou Claire Danes em início de carreira e o outro dá vontade de adotar de tão fofo. Mas a melhor atuação é a do Mark Ruffalo, em sua melhor performance no cinema até agora como o pai cafajeste. Ele está tão à vontade… E lindo de motoqueiro! Nossa Senhora! Ainda tem a beleza negra da Yaya DaCosta, que pode ser conferida também em pontinha do Tron Legacy.
Também é mais um filme de temática homoerótica que deixa meio no ar um certo conservadorismo, principalmente em relação à família de gays ser toda quadradinha. O movimento gay vive de criticar o sistema patriarcal/monogâmico e no final das contas só repete a fórmula deste mesmo. Os mesmos problemas e dilemas de qualquer família hetero… Dá pra indicar até pra família inteira num domingão! Pra quem pensa que viadagem é só putaria… Mas gostei mesmo da lição dada ao hétero do filme. O filme me ganhou por isso e fez todo o sentido!

1 comentário

Arquivado em cinema

Uma resposta para “Minhas mães e meu pai [The kids are all right] EUA, 2010.

  1. Começar o ano assistindo “Minhas Mães e Meu Pai” foi uma agrádavel surpresa!!! O trio principal está soberbo!
    E eu que pensei que a Mia Wasikowska não soubesse atuar… (depois do pavoroso “Alice” )

Deixe um comentário

