Rede Social [ The Social Network] EUA, 2010.

David Fincher voltou a surpreender com este filme baseado em acontecimentos reais envolvendo os criadores da rede de relacionamentos Facebook. Depois do lacrimoso e boring O curioso caso de Benjamin Button, Fincher parece que resolveu se reaproximar de Zodíaco, meu filme preferido do cara. O tom é muito seco, o ritmo do filme é ágil e o espectador tem que ser mais esperto… É fácil você não conseguir acompanhar algum diálogo durante o filme… Comigo aconteceu a partir do primeiro diálogo do Zuckerberg com sua então namorada. E o Fincher não vilanizou tanto o tal criador do site Facebook mas é bem fácil de você se antipatizar com a personagem desde esta introdução. O estilo da personagem de dá pouca atenção a quem está ao redor, de olho fixo na tela do computador, me fez rever meu comportamento [ainda que no momento em que eu escrevia este texto eu fui bastante Zuckerberg com minha mãe]. E logo você vendo todo o jogo de interesses monetários por trás, além do discurso heterosexista do filme, DEU VONTADE DE FECHAR MINHA CONTA NO FACEBOOK!? Mas o melhor é pegar tudo isso como uma crítica do diretor a este tipo de coisa, pena que o público ‘mediano’ talvez vá achar o máximo toda a babaquice de status, drinks e mulheres gostosas.
Ótima direção de atores: Jesse Eisenberg em sua melhor atuação no cinema até o momento como o tal Zuckerberg; dá pra se antipatizar facilmente com o Justin Timberlake, ótimo como o criador do Napster[e eu tinha um carinho tão especial pelo programa.P]; Andrew Garfield como o sócio brasileiro é uma boa nova aposta de Hollywood; e lindo de se ver são os gêmeos remadores que deram a idéia do site pro Zuckerberg e interpretados por um ator só, o gatíssimo Armie Hammer[aah, esteticamente, a melhor sequência do filme é a da competição de remo]. Destaque também à trilha sonora do Trent Reznor, líder da banda Nine Inch Nails.
O filme já anda sendo apontado como um dos melhores do ano. Altamente recomendado mesmo, mas entre os super lançamentos do ano, meu preferido acho que é Toy Story 3.
*
Destoante você assistir A queda do Império Romano do Anthony Mann logo após este. Impressionante como o Fincher conseguiu retratar muito bem esta nossa nova “realidade”.

Deixe um comentário

Arquivado em cinema

Deixe um comentário

