Ondas do destino[Breaking the waves] Dinamarca, 1996.

Demorou! Primeira produção em língua inglesa do Lars von Trier e é bem aquela ‘fórmula de sucesso’ do diretor. Este picareta sabe como frescar com a nossa cara. Puta que pariu! Emily Watson em sua melhor performance evaaaaaah. E ao lado de Bjork e Nicole Kidman[que também já sofreram nas mãos do diretor], são das melhores performances femininas do cinema atual. Acho que as três personagens têm muitas coisas em comum: a ingenuidade, o masoquismo, só pra falar de algumas características… E que cineasta misógino! O que estas personagens sofrem em seus filmes!?
Watson interpreta Bess, uma jovem escocesa ingênua com problemas depressivos e descendente de protestantes fervorosos[ui!] que descobre o amor por Jan [Stellan Skarsgard mais lindo que nunca], um dinamarquês que trabalha numa plataforma de petróleo e por isso os dois passam temporadas distantes, e ainda assim, o ama de forma incondicional… Toda gata forrozeira deveria assistir a este filme amarradinha na poltrona… E claro que o Trier teria que fazer mil polemiquinhas, neah? E no final, a Bess faz até paródia de Jesus Cristo carregando a cruz nas costas pela humanidade… E não sei que humanidade é essa… Duvido se o Trier acredita em ‘humanidade’. Uma piada! kkkkkkkkkk
Destaque à fotografia e às musiquinhas que abrem os quadros de cada parte da trama. Também tem ótimo elenco de apoio, não poderia deixar de citar a Katrin Cartlidge, que interpreta a amiga enfermeira da virada, a Dodo[a banda The Dodos veio desta referência?]. E a aparição do sempre enigmático Udo Kier lá pro final? Eu só tive a certeza nos creditos finais.
O filme foi premiado em Cannes e a Watson foi indicada ao Oscar de melhor atriz.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s