A Mulher Pública[La femme publique] França, 1984.

Uma jovem atriz é escolhida como a estrela de um filme baseado em obra de Dostoyevsky e se envolve num triangulo amoroso entre o diretor e um colega. E a partir daí realidade e ficção se misturam na trama, a arte se interferindo na realidade, etc. O filme é uma loucuraaaaa!!! Mas é daqueles filmes do tipo ‘tem que ter muito amor ao cinema’. Muitas referências a outros cineastas: confusão de gêneros inspirado em Godard, metalinguagem a la Truffaut… Ainda questiona o papel do diretor e sua estrela no quesito criador e criatura. Além de tudo isso, o diretor ainda quis fazer um filme engajado, daí vocês imaginam a viageeeem!!!
E a imprensa falou tanto do sofrimento da Nicole Kidman e da Bjork ao trabalharem com o Lars Von Trier, duvido se elas sofreram como a Valérie Kaprisky, protagonista deste filme. A atriz leva tanta surra e até quebra um copo de vidro na boca de propósito. É muito amor à arte! E que mulherão!!! As cenas de dança peladona são magníficaaaaas, além da cena dela pelada de óculos escuros gravando e no final possuída… Outro ator intenso no filme é o Lambert Wilson, lindo de morreeeeeeeeeeeeeeeeeer quase em início de carreira e é o primeiro a morder o tal copo. Uiuiui!
O filme impressiona desde o início com seus travellings impactantes, ainda destaque aos cortes bruscos, além de cada plano passar alguma mensagem… Da primeira cena até a metade do filme fiquei em estado de extase, depois começa a enjoar um pouco com tanto escândalo, tanta pretensão, etc. Mas é um filme obrigatório! Agora quero assistir a mais filmes do diretor ucraniano Andrzej Zulawski.


Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s