A Estrada[The Road] EUA, 2009.

Um dos filmes mais tristes que assisti recentemente… Pai e filho sobrevivem num mundo pós-apocalíptico, onde todos os outros seres humanos são canibais, bandidos, zumbis, etc. Eles parte em direção ao sul[ou ao nada?]… No Hope, esta é a mensagem que o pai vai tentar passar para o filho, preparando o filho para a sua ‘liberdade’. Achei o filme de um existencialismo profundo, perfeito pra entender os conceitos de ser-em-si[enquanto o filho está alienado], ser-para-si[a partir do momento em que o filho é livre pra escolher] e ser-para-outro[no momento em que o filho se liberta e terá que lidar com o ‘outro’ sozinho]. Muito foda!
O filme ainda se torna ímpar por misturar gêneros de forma atípica, o road movie e a ficção científica… Não me lembro de ter visto filme semelhante a este. Destaque às locações, e fiquei me perguntando se tudo aquilo era real ou efeitos especiais… A fotografia é soberba e tudo muito nas cores cinza e ocre. O elenco está perfeito; Viggo Mortensen[o pai] se mostra um dos melhores atores de sua geração, o garotinho Kodi Smit-McPhee também está perfeito numa das atuações mais sensíveis dos últimos tempos, ainda tem pontas do Guy Pearce, Charlize Theron e Robert Duvall tem daquelas chances ímpares de transcender em uma cena digna de Oscar de melhor ator coadjuvante[pena que a academia não se lembrou de indicar nem Duvall, nem Mortensen ou o garotinho, que equívoco!]
Aaah, a trilha sonora é do Nick Cave, mas achei que ela só torna o filme mais triste…
E me lembrei de outro filme muito triste, A estrada do Fellini… Acho que as duas ‘estradas’ dialogam de alguma forma… Fica a dica!

Anúncios

1 comentário

Arquivado em cinema, Uncategorized

Uma resposta para “A Estrada[The Road] EUA, 2009.

  1. Filmão, e olha que não curto filmes sobre fim do mundo, apocalipse tipo Mad Max, Water World, mas esse é diferente, por dar ênfase ao drama familiar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s